EVOLUÇÃO DA TERRA E A ORIGEM DO HOMEM

EVOLUÇÃO HUMANA

Aula 01 - O Reino Monera - Bactérias e Algas Azuis

Filme 01 - As Bactérias - Tire suas Dúvidas Filme 02 - As Bactérias

Aula 02 - O Reino Monera - Doenças Bacterianas

Filme 01 - Doenças Bacterianas Filme 02 - Doenças Bacterianas

Aula 03 - Intoxicação Alimentar

Intoxicação Alimentar

Aula 01 - Reino Protoctista

Filme 01 - Reino Protoctista Filme 02 - Biologia do Reino Protista

Aula 02 - Vida dos Protoctistas - Protozoários

Filme 01 - Biologia das Amebas - Rizopodes Excelente video (sem áudio)Observe os movimentos da ameba : Filme 02 - Caracteristicas dos Ciliados Filme 03 - Ciliado - Paramecio (sem audio)

Aula 03 - Protozoarios Parasitas

Filme 01 - Classificação e Protozoarios parasitas 01 - Filme 02 - Doenças Causadas por Protozoários (continuação - Malária)

Aula 04 - Leishmaniose -

Aula 05 - Doença de Chagas

Filme 01 - Historico da Doença de Chagas

Aula 06 - Amebíase e Giardíase

terça-feira, 5 de abril de 2011

Bactérias patogênicas: Plesiomonas shigelloides

PLESIOMONAS SHIGELLOIDES



1. Descrição da doença - gastroenterite é a doença causada pela P. shigelloides. Normalmente é uma doença auto-limitada, moderada, apresentando febre, calafrios, dor abdominal, náusea, diarréia, ou vômito; a diarréia é geralmente líquida, sem muco e sem sangue; em casos severos a diarréia pode ser amarelo-esverdeado, espumosa, e com grumos de sangue; a duração de doença em pessoas saudáveis pode ser de 1 a 7 dias. Presume-se que a dose infecciosa necessária seja bastante alta, no mínimo > 1 milhão de organismos. A infecção por P. shigelloides pode causar diarréia com duração de 1-2 dias em adultos saudáveis. Porém, pode causar febre alta e calafrios e sintomas como disenteria prolongada em bebês e em crianças menores 15 anos de idade. Complicações extra-intestinais (septicemia e morte) podem ocorrer em indivíduos imunocomprometidos ou gravemente enfermos, isto é, com câncer, desordens cardio-vasculares ou doenças hepatobiliares.



2. Agente etiológico - Plesiomonas Shigelloides. É um gram-negativo, isolado de água e peixes de água doce, moluscos e de muitos tipos de animais inclusive, de gado, cabras, suínos, gatos, cachorros, macacos, urubus, cobras e sapos. Suspeita-se que a maioria das infeções humanas por P. shigelloides são transmitidas pela água. O organismo pode estar presente em água contaminada usada como água potável ou de recreação, ou água utilizada para lavar alimentos que são consumidos sem cozinhar ou sem aquecimento. A ingestão de P. shigelloides nem sempre causa doença no animal hospedeiro, mas, pode residir temporariamente como agente não infeccioso na flora intestinal. A bactéria foi isolada de fezes de pacientes com diarréia, mas, também tem sido isolada de indivíduos saudáveis (0,2 a 3,2% na população). Ainda que haja uma associação com a doença diarréica, não pode ser considerada uma causa definitiva de doença humana.



3. Ocorrência - a maioria das cepas de P. shigelloides associadas com gastroenterite humana foram de fezes de pacientes com diarréia que vivem em áreas tropicais e subtropicais. Raramente são informadas tais infecções em regiões como EEUU ou Europa. No Brasil é subdiagnosticada e subnotificada.



4. Reservatório - água, peixes de água doce, moluscos e outros animais como gado, cabras, suínos, gatos, cachorros, macacos, urubus, cobras e sapos.



5. Período de incubação - os sintomas podem iniciar entre 20 a 24 horas após o consumo de alimentos e/ou água contaminados; duração de 1 a 7 dias.



6. Modo de transmissão - ingestão de água contaminada e alimentos contaminados. Tem sido associada às águas de piscinas, spas e outras águas de recreação. Animais domésticos também são fonte de transmissão.



7. Susceptibilidade e resistência - todos indivíduos podem ser suscetíveis à infecção. Os recém nascidos, crianças e doentes crônicos são os mais susceptíveis à doença e às complicações.



8. Conduta médica e diagnóstico - a patogênese da infecção por P. shigelloides não é conhecida. O organismo é suspeito de ser toxigênico e invasivo. Sua importância como um patógeno entérico (intestinal) é presumido devido a seu isolamento predominante em fezes de pacientes com diarréia. É identificado por análise bacteriológica comum, sorotipagem e provas de sensibilidade aos antibióticos.



9. Tratamento - as infecções respondem a um amplo espectro de antibióticos respondem tratamento. Em casos severos tem sido utilizada a associação trimetoprim/sulfametoxazol (TMP/SMX).



10. Alimentos associados - a maioria das infecções por P. shigelloides ocorrem nos meses de verão e estão correlacionadas com contaminação ambiental de água doce (rios, córregos, lagoas, etc.). A via habitual de transmissão do organismo em casos esporádicos ou epidêmicos é pela ingestão de água contaminada ou de molusco cru. A P. shigelloides pode ser identificada na água e alimentos através de métodos semelhantes aos usados para análise de fezes. Os meios de identificação utilizados são ágar seletivo que aumentam a sobrevivência e o crescimento destas bactérias. Os resultados dos testes demoram de 12 a 24 horas.





11. Medidas de controle - 1) notificação de surtos - a ocorrência de surtos (2 ou mais casos) requer a notificação imediata às autoridades de vigilância epidemiológica municipal, regional ou central, para que se desencadeie a investigação das fontes comuns e o controle da transmissão através de medidas preventivas. Orientações poderão ser obtidas junto à Central de Vigilância Epidemiológica - Disque CVE, no telefone é 0800-55-5466. 2) medidas preventivas – cuidados com águas de recreação; ingerir alimentos cozidos, higienizados e água tratada; cuidados com animais domésticos que podem ser fonte de transmissão. 3) medidas em epidemias – investigação dos surtos e identificação das fontes de transmissão para controle e prevenção.





12. Bibliografia consultada e para saber mais sobre a doença

CDC. Plesiomonas shigelloides and Salmonella serotype Hartford infections associated with contaminated water supply - Livingston County, New York, 1996. MMWR, 47(19):394-396, May 22, 1998, URL:
http://www.cdc.gov/mmwr/preview/mmwrhtml/00052844.htm

FDA/CFSAN (2003). Bad Bug Book. Plesiomonas shigelloides. URL: http://www.cfsan.fda.gov/~mow/chap18.html





Texto organizado por na Divisão de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar, março de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário